Comunicado

Devemos manter os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes Aegypti

26 de Junho de 2024 - Publicado às 14:48

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a população em geral que do dia 13/05/24 até 17/05/24 foi realizado o LIRAa (Levantamento de Indíce Rápido) que diz respeito a Infestação do mosquito Aedes Aegypti no município, sendo que o mesmo apresentou alto índice de infestação, esse trabalho é realizado em forma de quatro ciclos anuais de coleta de larvas em locais pré-definidos, baseados no histórico anterior de locais com alto índice de infestação.

Os depósitos (criadouros) com maior número de larvas foram: pneus, lonas, baldes, vasos de plantas, tanques, tonéis com água de chuva e lixos em geral.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que devemos manter os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, não acumulando água parada, revisando periodicamente suas residências, lembrando que mesmo em um período do ano com temperaturas mais baixas ainda temos casos positivos de Dengue e com alta circulação do mosquito transmissor da doença. Sendo esse um agravante para os períodos mais quentes onde temos uma maior incidência de casos como aconteceu no início no ano de 2024.

Estamos instalando mensalmente 50 armadilhas coletoras de ovos (ovitrampas) afim de identificar com mais precisão locais onde existe maior circulação do mosquito adulto, assim podendo tomar medidas mais assertivas quanto a eliminação de criadouros e prevenção da Dengue.