Reunião trata sobre enfrentamento à dengue

19 de Fevereiro de 2024 - Publicado às 00:00
Nesta segunda-feira,19, o prefeito em exercício, Gilson Conzatti, o secretário municipal de Saúde, Edson Borges do Canto, a secretária de Educação, Marlisa Guerra e a agente de endemias, Sandra da Costa estiveram reunidos com a coordenadora regional de saúde da 2ª CRS, Marly Vendruscolo e com o representante da Vigilância Ambiental da Coordenadoria, Mauro Dornelles. O prefeito Antonio Vilson Bernardi, que está em gozo de férias, também acompanhou a reunião.

O objetivo do encontro foi tratar sobre a situação da dengue no município. Conforme a Secretaria de Saúde, Iraí contabiliza nesta segunda-feira, 19, 210 casos.  A coordenadora regional de saúde, Marly Vendruscolo reforçou a importância dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, demais segmentos, lideranças e comunidade trabalharem juntos no enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo Marly, “todos os municípios de abrangência da Coordenadoria apresentam alto risco de epidemia de dengue”.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde relatou as medidas que a pasta está desenvolvendo, entre as quais,  os mutirões de limpeza e os bloqueios de transmissão viral, e quais ainda deverão ser adotadas. Ainda para esta semana, o Poder Executivo solicitará audiência com o Ministério Público para traçar estratégias conjuntas de atuação e trabalhará para elaborar um Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública em decorrência do alto número de casos de dengue.

A Administração Municipal destaca que o combate à dengue depende da colaboração de toda a comunidade, por isso, é importante vistoriar periodicamente a residência e seu entorno, identificando e eliminado a água acumulada em locais que podem servir de criadouro do mosquito.