Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

História de Iraí - Parte IV

✅ Em 1928, Getúlio Dornelles Vargas, Presidente do Rio Grande do Sul, vem a Iraí, onde passou algumas semanas (Martin Fischer, em "Iraí Cidade–Saúde", edição da Livraria do Globo, 1950).

✅ Neste mesmo ano, A Comissão de Terras e Colonização de Palmeira, Zona de Irahy, concede à Comunidade Evangélica, representada por Otto Fellenberg, licença para a construção da sua igreja, na Avenida Iracema, atual Flores da Cunha.

✅ Em 1929, fundou-se uma escola primária na Vila, que posteriormente deu origem ao Grupo Escolar Visconde de Taunay.

✅ A conclusão da estrada de rodagem de Palmeira a Iraí, ocorreu em 1929, então tecnicamente a melhor do Estado do Rio Grande do Sul, iniciada no inverno em 1917, sob o comando direto do recém-formado engenheiro porto-alegrense Osvaldo Loureiro da Silva, falecido aos 05 de janeiro de 1918, em Palmeira das Missões.

✅ No dia 24 de abril de 1929, Getúlio Vargas, Presidente do Estado, chega novamente a Iraí, onde reuniu médicos e engenheiros a fim de estudar obras de defesa das fontes das águas minerais contra possíveis contaminações exteriores e para estudar as obras necessárias ao abastecimento de água e à rede de esgoto. Entre outras, foram tomadas as seguintes medidas: suspender a venda de lotes e reflorestar toda a área junto às fontes, na margem esquerda do Rio do Mel, nos dois lados da estrada de acesso às fontes. Junto ao Rio Uruguai, Getúlio Vargas se encontrou com o Presidente do Estado de Santa Catarina, Konder Reis. No ano seguinte, haveria eleições à Presidência dos Estados Unidos do Brasil e Getúlio seria candidato (Antônio de Siqueira, em "Relatório do Saneamento da Estancia de Aguas Minerais de Irahy", 1929, e Martin Fischer, em "Iraí Cidade-Saúde",1950).

------------------------------------------------------------------------
➡️ Agradecemos a valiosa colaboração do advogado Dorvalino João Uez, que ajudou de forma primordial neste resgate histórico

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 28-06-2018


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br