Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

História de Iraí - Parte III

✅ A primeira missa campal foi realizada no dia 23 de dezembro de 1920, pelo padre Manoel Rôda, vigário de Palmeira (Martin Fischer, em “Iraí Cidade-Saúde”, 1954, p.32).

✅ O ano de 1920 também é marcado pela construção, por parte do Estado, de um novo balneário provisório, de madeira, de boas proporções, sob o comando do engenheiro Euclides Couto, tal é a crescente demanda das Águas do Mel (nome popular persistente) em busca de curas.
✅O engenheiro Carlos Torres Gonçalves, da Secretaria de Estado dos Negócios das Obras Públicas, elabora e entrega ao seu superior, Secretário, os "Estudos e Providências indicadas à organização da primeira estancia minero-medicinaes do Estado".

✅ Pelo Ofício n° 553, de 31/12, Affonso Emílio Massot, Comandante Geral da Brigada Militar, envia ao Engenheiro-Chefe da "Comissão Organizadora da Estancia de Aguas de Irahy", um sargento, um cabo e cinco soldados da BM, "para o fim especial de evitar a destruição das matas e aves e o abuso das armas de fogo". Emílio Massot participou da Revolução Federalista, de 1893, da Revolução Assisista, de 1923, e da Revolução Paulista, de 1932. É o patrono da Brigada Militar.

✅ No dia 21 de julho de 1926, foi assinado o contrato para a exploração de água engarrafada das emergentes termo-alcalinas-radioativas de Irahy, com o Dr. Vicente de Paula Dutra, e o cidadão Valzumiro Pereira Dutra, depois organizados em sociedade sob a firma “Dutra, Westphalen & Cia” (Fiorindo David Grassi, em "Iraí, Ecologia e Índios", 1992,p.47).
------------------------------------------------------------------------
➡️ Agradecemos a valiosa colaboração do advogado Dorvalino João Uez, que ajudou de forma primordial neste resgate histórico.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 27-06-2018


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br