Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

História de Iraí - Parte II

✅ Em 1918, inicia a venda de lotes rurais, através da Comissão Estadual de Divisão de Terras, com sede em Palmeira, cada lote possuía 25,0000ha (vinte e cinco hectares), vendidos pelo Estado a agricultores a preços baratos e em prestações anuais: não poucos agricultores vendem as madeiras nobres exportadas por intermediários à Argentina através do Rio Uruguai, para pagar tais prestações ("Iraí e Suas Águas Minerais, publicação do Serviço Médico do Balneário Osvaldo Cruz", Editora Globo, 1955).

✅ O primeiro pequeno hotel foi construído no ano de 1919 por Nestor Westphalen, nas proximidades das fontes, onde mais tarde se encontraria a fábrica de garrafas (Martin Fischer, em “Iraí Cidade-Saúde”).

✅ Em 1919, é instalado o Posto Médico Oficial, sendo primeiro médico o doutor Hildebrando Westphalen, que já havia estudado as estações de cura de Poços de Caldas, Caxambu, Lambari, Cambuquira e São Lourenço, todas de Minas Gerais.

✅ Em 1919, ocorreu uma tentativa de dar à Vila Águas do Mel o nome de “Cruzeiro do Sul”, porém a mesma não obteve êxito. Foi então que o Dr. Torres Gonçalves, diretor das Obras Públicas do Estado, sugeriu a denominação Irahy, na língua indígena guarani, “ira”=mel e “hy”=água, tradução literal Águas do Mel. Em 1937, surgiu a grafia “Iraí”, devido às modificações na ortografia e a evolução dos tempos (Martin Fischer, em “Iraí Cidade-Saúde”).

✅ A zona colonial era denominada de Colônia Guarita (Martin Fischer, em “Iraí Cidade-Saúde”, 1954, p.28).

-----------------------------------------------------------------------
➡️ Agradecemos a valiosa colaboração do advogado Dorvalino João Uez, que ajudou de forma primordial neste resgate histórico.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 26-06-2018


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br