A partir da próxima segunda-feira, 2 de abril, o município ampliará a coleta seletiva para os bairros. Salientamos, que o roteiro de coleta sofrerá alterações em todo o percurso. Serão cinco dias de coleta em toda a área urbana, assim distribuídos:
- Segundas, quintas e sábados: lixo orgânico
- Terças e sextas-feiras: lixo seco
Como fazer a separação doméstica:
- Lixo seco: embalagens em geral, plásticos, papéis, metais, vidros, borrachas, isopor, tecidos e couro.
- Lixo orgânico: restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, erva-mate, café, cinzas e os rejeitos: oriundos da tradicional lixeira que possuímos no banheiro (papel higiênico, fraldas descartáveis e absorventes higiênicos).
A secretária municipal da Administração, Fernanda Mior, explica a finalidade desta medida. “Inicialmente o roteiro abrangia apenas o centro, após alguns levantamentos, observamos a necessidade de ampliar para toda a área urbana. Esta decisão é muito benéfica para a nossa comunidade, além de contribuir para a saúde pública e a qualidade ambiental.”
A implantação da coleta seletiva nos municípios é uma determinação da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) que precisa ser cumprida o mais breve possível. Para que realmente tenha êxito, a população precisa colaborar, separando o lixo conforme as especificações e depositando nas lixeiras nos dias determinados para cada tipo de lixo, pois o caminhão do recolhimento só levará o que está determinado para o dia.
Ficou com dúvida? Entre em contato através do telefone 3745-1500, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
|