Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

Você sabe a diferença entre lixo, resíduo e rejeito?

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esses podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta, etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).

Resíduos são sobras ainda utilizáveis (seja por reaproveitamento ou por reciclagem) de produtos que foram consumidos até o fim da sua vida útil, ou até mesmo, de embalagens e cascas de frutas e vegetais.

Rejeitos são sobras ou materiais que não têm mais possibilidade de ser aproveitadas, sendo o descarte destinado a aterros sanitários ou até mesmo à incineração.

No nosso dia a dia podemos utilizar diversos materiais várias vezes para aumentar sua vida útil. Um bom exemplo é a tradicional sacola plástica que usamos para carregar as compras e que depois pode ser utilizada para armazenar outros objetos e também o lixo doméstico.

“Faça a sua parte, separe o lixo em casa!”

Este é o slogan da campanha que está sendo desenvolvida pela administração municipal em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CIGRES), cujo principal objetivo é desenvolver práticas cotidianas de separação do lixo doméstico, sendo fundamental para a destinação correta destes resíduos.

Para que os resultados desta campanha sejam realmente eficazes, é necessário que a população utilize três lixeiras nas suas residências, uma para o lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas e ovos, erva-mate, café e cinzas), outra para o lixo seco (plásticos, papéis, metais, vidros, borrachas, isopor, tecidos e couro) e outra para os rejeitos - tradicional lixeira que possuímos no banheiro - (papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, papel engraxado, tocos de cigarros e escovas de aço).

Para os resíduos como pilhas, lâmpadas, baterias e eletroeletrônicos é importante que os mesmos sejam devidamente descartados. Nesse caso sugere-se o descarte em litro pet ou em embalagem identificada, evitando assim acidentes de manuseio e a contaminação por produtos tóxicos. Já o óleo de cozinha deve ser colocado em uma garrafa pet e descartado junto com o lixo orgânico.

Roteiro da coleta do lixo

O roteiro da coleta do lixo é o mesmo, sendo que para o centro da cidade, onde a coleta é diária, estão determinados os seguintes dias:

- Segundas, quartas e sextas-feiras: lixo orgânico

- Terças, quintas e sábados: lixo seco

Para os demais locais, onde o roteiro de coleta não é diário, ainda não haverá cronograma de coleta seletiva; porém é necessário que a população faça a separação do lixo em sua casa, embora descarte na lixeira em um único dia.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3745-1500, das 7h às 13h.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 23-01-2018


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br