Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

NAAB disponibiliza tratamento aos tabagistas

Os profissionais do Núcleo de Apoio à Atenção Básica - Saúde Mental (NAAB), psicólogo Elisio Rosa, médica Micheli Lopes Igansi e assistente social Marco Lira, continuam desenvolvendo atividades com grupos de tabagistas. Os encontros com cada grupo ocorrem uma vez por semana, no Auditório da Unidade Básica de Saúde. Atualmente são oito grupos cadastrados, com 15 pessoas por grupo. O terceiro e o quarto grupo estão na fase final dos encontros. Nos próximos dias iniciarão as intervenções como quinto e o sexto grupo.

Além dos encontros grupais, os participantes utilizam medicamentos e são acompanhados individualmente, através da psicoterapia. O psicólogo relata que os fumantes, muitas vezes, desconhecem as razões pelas quais têm o hábito de fumar. “Temos observado em nossas sessões de grupos e na Terapia Cognitiva Comportamental individual, que nossos fumantes, muitas vezes, não conhecem a suas próprias razões em fumar, não sabem por que fumam ou em que momento fumam, por exemplo: “eu fumo por que meu amigo fuma”, quando, na verdade, não reconhecem a sua dependência pelo tabaco ou apresentam resistências, medos e angústias”, ressalta o profissional.

O sucesso do tratamento, segundo os profissionais, depende de cada sujeito, mas uma das questões fundamentais é ter um objetivo, não perder o foco, perceber o momento de parar. “Fazer o enfrentamento do vício é a melhor maneira de vencer”, destacam.

“Durante esses meses que estamos trabalhando as dependências do tabaco, analisamos que tem sido positivo. Vibramos juntos com aqueles que venceram, que conseguiram superar seus medos e desafios, mas também, temos que ser acolhedores e compreensivos com os fracassos das pessoas que recaem durante o processo de desintoxicação e tratamento”, destaca a equipe.

Os profissionais ressaltam que poucos municípios do Médio Alto Uruguai oferecem tratamento aos tabagistas. “O município de Iraí vinha tentando suprir essa demanda há muito tempo. Com apoio dos gestores (prefeito, secretário da Saúde e toda equipe) o combate ao tabagismo se torna uma realidade, pois, poucos municípios da região do Médio Alto Uruguai oferecem tratamento aos usuários de tabaco. Ficamos contentes em poder disponibilizar aos nossos munícipes um tratamento que proporcione melhor qualidade de vida.”

TABAGISMO: um problema de saúde pública

Pensar no vício do cigarro, é sem dúvida, pensar em um problema que atinge bilhões de pessoas no mundo. Durante muito tempo, fumar foi considerado símbolo de status. Atualmente, sabe-se que o cigarro acarreta sérios prejuízos a seus usuários, sendo apontado como o maior problema de saúde pública mundial.

Os profissionais do NAAB destacam que a folha seca do tabaco (nicotina rusticum e nicotina tabacum), possui em sua composição mais de 4.500 complexos químicos, como arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. Semelhante ao gás que sai do escapamento dos carros, o monóxido de carbono pode ser o mais letal de todos os elementos, pois este é responsável pela diminuição de oxigênio para os órgãos dos fumantes. A fumaça depositada nos pulmões é composta de nicotina e alcatrão, sendo que este último é cancerígeno.

O psicólogo Elisio Rosa alerta que os efeitos provocados pelo cigarro são sintomas psicológicos e físicos responsáveis pela dependência, prejuízos nos pensamentos, atenção, concentração e memória, além de diminuir o apetite e aumentar a irritabilidade. O cigarro pode causar doenças do coração, hemorragias cerebrais, doença pulmonar e câncer de pulmão.



Texto: Elisio Rosa
Edição de texto: AI/Prefeitura de Iraí

| 03-07-2017


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br