Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

Comemoração dos 84 anos do município iniciou com palestras

Prefeito destacou que a administração municipal é parceira dos produtores

Um ciclo de palestras, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Fazenda e Emater, na quinta-feira (29), no Auditório da Biblioteca Pública, abriu a programação de aniversário dos 84 anos do município.

Direcionadas especialmente aos agricultores, as palestras abordaram diversos assuntos. Um dos destaques foi o lançamento do programa de desenvolvimento da suinocultura. O prefeito Antonio Vilson Bernardi, destacou que a administração municipal é parceira dos agricultores interessados em desenvolver a atividade e dos que já desenvolvem.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Fábio Rodrigo Schnell, a Lei Municipal de Incentivo à Suinocultura, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, é mais um instrumento motivador para os interessados e para quem está na atividade. “Além de ser uma importante fonte de renda para o produtor, a suinocultura representa um importante incremento no ICMS do município”, destacou.

O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mário Antônio Coelho da Silva e o vice-prefeito de Iraí, Esequiel Tonial, reforçaram a importância da atividade da suinocultura e o apoio aos produtores.

O público também teve a oportunidade de acompanhar a explanação do diretor de fomento da Adelle Foods, localizada no município de Seberi, Alessandro Vicari, que realizou a apresentação institucional da empresa, colocando-se à disposição dos produtores para parcerias.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA PRODUTOR RURAL

Outro destaque foi a palestra sobre nota fiscal eletrônica em substituição ao talão de produtor rural, com o auditor fiscal da Receita Estadual de Frederico Westphalen, Jorge Adriano Lautert.

A substituição gradativa do talão de produtor segue um cronograma diferenciado conforme os tipos de transações. A implantação no Rio Grande do Sul começou em junho de 2013, com a obrigatoriedade da emissão para o produtor rural nas operações interestaduais com arroz em casca. O prazo final estabelece para janeiro de 2019 que todas as operações efetuadas por produtores ou microprodutores rurais sejam através da nota fiscal eletrônica. “No mês de outubro deste ano, a utilização da nota fiscal eletrônica será obrigatória para os produtores integrados, como por exemplo, os suinocultores”, destacou Lautert.

Os produtores que tiverem dúvidas ou dificuldades podem procurar a Secretaria Municipal da Fazenda ou Secretaria Municipal da Agricultura.

Outros assuntos debatidos durante o ciclo foram: Código Florestal; Destinação de Dejetos Suínos e Alternativas de Geração de Renda; Crédito Rural e Situação da Cadeia do Leite no Âmbito Regional e Estadual – Legislação e Novos Desafios de Mercado.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 29-06-2017


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br