Quinta-Feira, 29 de Junho de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Osvaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA





CREAS desenvolve ações para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Integrantes da oficina de violão assistiram um vídeo instrutivo

Hoje, quinta-feira,18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha nacional tem como slogan: Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Como forma de marcar a data no município, a Secretaria de Assistência Social, através das profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), psicóloga e assistente social, com a colaboração das conselheiras tutelares, realizaram durante esta semana, ações com integrantes das oficinas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança.

De acordo com a psicóloga Janaina Ardenghy, a ações consistiram na exibição de um vídeo instrutivo, com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a problemática e como os mesmos podem se defender, seguido de um bate-papo.

A secretária de Assistência Social, Roselei Gheno, destaca que a sociedade deve estar mobilizada nesta luta para proteger as crianças e adolescentes. “É necessário que a população esteja atenta, denunciando qualquer caso de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, para que os autores sejam responsabilizados e punidos”, finaliza.

SAIBA MAIS SOBRE A DATA

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 44 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

DIFERENÇA ENTRE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

DENÚNCIAS

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Em Iraí, as denúncias podem ser feitas diretamente no Conselho Tutelar ou pelo telefone 55 9 9670 -3190

Fonte: http://www.acolhida.org.br

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 18-05-2017


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br