Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

II Feira da Saúde aborda questões relacionadas ao trabalhador rural

Os profissionais destacaram a importância do uso de equipamentos de proteção

Promovida pela Emater e pela Secretaria Municipal da Saúde, a Feira ocorreu nesta quinta-feira (13), no Auditório da Biblioteca Pública. O evento foi realizado em função do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

A programação contou com a palestra "Saúde e Segurança do Trabalhador Rural", ministrada pela equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Macronorte, de Palmeira das Missões, composta por psicóloga, assistente social, enfermeiro e técnico em segurança do trabalho.

Durante a exposição, os profissionais destacaram situações vivenciadas pelos trabalhadores rurais e que prejudicam a saúde dos mesmos, como por exemplo, a utilização de agrotóxicos sem os equipamentos de proteção adequados. Entre os equipamentos indispensáveis para os agricultores destacam-se: máscaras, botas, protetores de ouvido, luvas, aventais, jaquetas, calças, respiradores, jalecos, viseira e boné árabe.

A equipe ressaltou que o uso dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva são fundamentais para todos os trabalhadores, independente da profissão, como forma de manterem uma vida saudável e, consequentemente, a saúde.

No final do evento, a equipe da Secretaria da Saúde distribuiu mudas de citronela e repelentes. A citronela é uma planta que repele insetos naturalmente. Ela deve ser plantada em local ensolarado e com corrente de ar para que seu cheiro possa se espalhar.

A planta também pode ser usada na limpeza da casa. Para isso, é necessário colocar dentro de 1litro de álcool (70%), folhas de citronela e deixar macerar por 20 dias, depois é só usar, diluído em água ou não.

A Feira do Peixe e a Feira Agroecológica, realizadas na Praça da Matriz, também fizeram parte da programação.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 13-04-2017


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br