Promovida pela Emater e pela Secretaria Municipal da Saúde, a Feira ocorreu nesta quinta-feira (13), no Auditório da Biblioteca Pública. O evento foi realizado em função do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.
A programação contou com a palestra "Saúde e Segurança do Trabalhador Rural", ministrada pela equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Macronorte, de Palmeira das Missões, composta por psicóloga, assistente social, enfermeiro e técnico em segurança do trabalho.
Durante a exposição, os profissionais destacaram situações vivenciadas pelos trabalhadores rurais e que prejudicam a saúde dos mesmos, como por exemplo, a utilização de agrotóxicos sem os equipamentos de proteção adequados. Entre os equipamentos indispensáveis para os agricultores destacam-se: máscaras, botas, protetores de ouvido, luvas, aventais, jaquetas, calças, respiradores, jalecos, viseira e boné árabe.
A equipe ressaltou que o uso dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva são fundamentais para todos os trabalhadores, independente da profissão, como forma de manterem uma vida saudável e, consequentemente, a saúde.
No final do evento, a equipe da Secretaria da Saúde distribuiu mudas de citronela e repelentes. A citronela é uma planta que repele insetos naturalmente. Ela deve ser plantada em local ensolarado e com corrente de ar para que seu cheiro possa se espalhar.
A planta também pode ser usada na limpeza da casa. Para isso, é necessário colocar dentro de 1litro de álcool (70%), folhas de citronela e deixar macerar por 20 dias, depois é só usar, diluído em água ou não.
A Feira do Peixe e a Feira Agroecológica, realizadas na Praça da Matriz, também fizeram parte da programação.
|