Sábado, 21 de Outubro de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

Dia dedicado às doações de sangue

Meta de doações foi cumprida

Célia Salete Reichembach, 53 anos, residente na comunidade da Vila Lurdes, é doadora há 15. “Doar sangue é uma maneira de salvar vidas. Sinto-me muito bem fazendo esse gesto. Caso um dia precisar, tenho certeza que também serei ajudada”, contou. Assim como Dona Célia, outras pessoas com o mesmo pensamento de solidariedade participaram na sexta-feira, 31, do dia dedicado às doações de sangue, na Unidade Básica de Saúde.

Seu Luiz Grando, morador da Comunidade da Vila Salete, relatou que doa sangue constantemente em função, principalmente, de um problema familiar. “No momento que mais precisamos fomos ajudados, desta forma, sempre que posso realizo a doação, pois também é uma maneira de retribuir, e com isso, salvar vidas ”, falou emocionado.

A iniciativa foi uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e Hemocentro de Palmeira das Missões. O secretário da Saúde, Edson Borges do Canto, destaca o sucesso das doações. “A nossa avaliação sobre a campanha é ótima, pois a população compareceu e a meta de 80 bolsas foi cumprida”, ressaltou. Ele também frisou que está previsto para 6 de outubro mais um dia de doações.

AÇÕES

A agente de endemias, Sandra da Costa, juntamente com enfermeiras e funcionários da Unidade Básica de Saúde, aproveitaram a oportunidade para distribuírem sementes de Crotalária. Conforme Sandra, a planta é uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.

A agente explicou que a planta atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue e de outros pernilongos. O plantio da Crotalária faz com que a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, deposite seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. “A Crotalária vai ajudar no combate ao Aedes, porém, os cuidados essenciais, como manter quintais e jardins limpos e não deixar água parada devem ser constantes”, destacou.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 03-04-2017


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br