Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

Campanha sobre o fim da violência contra a mulher será realizada em Iraí

Leques serão distribuídos durante a mobilização

Durante a realização do Carnaval Regional de Iraí 2017, de 24 a 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Assistência Social, Desenvolvimento e Habitação, através das mulheres que participam da oficina de artesanato, conhecida como Arteiras do CRAS, promoverá a campanha: “As mulheres na folia, sem violência é só alegria!”

De acordo com a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Janaina Ardenghy, no período do Carnaval os casos de violência aumentam. “Observamos um crescimento considerável nos casos de violência contra a mulher durante o Carnaval e, portanto, realizar uma campanha desta natureza é fundamental.”

A mobilização contará com a distribuição de leques nos hotéis, comércio local, bares, entre os integrantes dos blocos e comunidade. “Nossa mobilização é de extrema importância, é uma forma de alertar a população sobre um assunto preocupante, é uma alternativa para buscarmos a diminuição dos índices de violência”, enfatiza a secretária da Assistência Social, Roselei Gheno.

Dados sobre a violência contra a mulher

Conforme o Relatório Lilás 2014, documento permanente do parlamento Gaúcho, organizado pela Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher e publicado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a cada 20 minutos, uma mulher sofre algum tipo de agressão física com lesão corporal no Rio Grande do Sul.

A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, registrou no primeiro semestre de 2016, 555.634 atendimentos, em média 92.605 atendimentos por mês e 3.052 por dia. Quase 68 mil atendimentos, equivalentes a 12,23% do total, são relatos de violência: 51% correspondem a violência física; 31,1% psicológica; 6,51% moral; 1,93% patrimonial; 4,30% sexual; 4,86% cárcere privado; e 0,24% tráfico de pessoas.

A maioria das denúncias é feita pela própria vítima (67,9%), e mais da metade das mulheres que sofrem com a violência são negras (59,7%). Além de denúncias de violência, o Ligue 180 também serve para solicitação de informações sobre os direitos das mulheres e a legislação vigente, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento e encaminha as mulheres para outros serviços, caso necessário.

Autor: AI/Prefeitura de Iraí | 20-02-2017


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br