Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Oswaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA

Balneário Oswaldo Cruz


Construção do novo balneário Oswaldo Cruz - 1933

Idealizado pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira e projetado pela Comissão de Saneamento do Estado, no governo do General José Antônio Flores da Cunha, no ano de 1933, foi dada ordem para o início de execução da obra para construção do novo balneário, na administração municipal do prefeito Vicente de Paula Dutra.


Ano da Inauguração do balneário Oswaldo Cruz em 1935

Em 20 de setembro de 1935, ano em que se comemorava o centenário da Revolução Farroupilha, foi inaugurado em Iraí, o centro de tratamentos crenoterápicos “Balneário Oswaldo Cruz”, denominado assim em homenagem ao famoso médico sanitarista brasileiro. Na época, o mais moderno da América Latina no ramo de prestação de serviços de crenoterapia com todos seus equipamentos oriundos da Alemanha. Sua edificação, em concreto armado e formato cilíndrico, lembram as antigas arenas romanas, sendo estrategicamente planejada para suportar as grandes enchentes.

A água mineral do Balneário jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5ºC. Esta, há muitos anos, é renomeada mundialmente por ter recebido medalha de ouro, em 1930, em Sevilha, na Espanha, por ocasião de uma exposição ibero-americana. Hoje é a segunda melhor do mundo e a melhor do Brasil em propriedades terapêuticas medicinais e rejuvenescedoras.


Banhos de piscinas, realizados de forma coletiva

Dentre os serviços oferecidos pelo balneário estão atividades que vão desde a simples ingestão de águas minerais até serviços de hidromassagem e ducha escocesa.

Os banhos de piscinas, realizados de forma coletiva com temperatura de 36,5º - temperatura da fonte permite a mobilização dos músculos e articulações, produzindo relaxamento muscular que, associando-se à ação sedativa da água, faz desaparecerem espasmos musculares. Esses banhos são indicados para pessoas com dores articulares e paralisia dos ombros. A duração ideal é de uma hora.


Os banhos de hidromassagem são realizados em cabines individuais (solteiro ou para casais)

Os banhos de hidromassagem, naturais ou aquecidos. Acontecem em cabines individuais (solteiro ou para casais), em banheiras especiais. Os jatos de hidromassagem fazem com que os gases radioativos da água se desprendam, potencializando a ação hidromineral sobre o organismo e ativando a circulação, de modo a relaxar a musculatura. Têm duração de vinte minutos. Os banhos aquecidos são indicados para pessoas com problemas nos músculos e nos ossos. O termo “Normal” significa banho com temperatura de 36,5 C, como a água sai da fonte.

O termo “Aquecido” significa banho com temperatura superior a 36, 5 C, ou seja, a água sai da fonte e passa por caldeira de aquecimento.


Ducha escocesa

A ducha escocesa é um jato de água quente, arrematado por um jato de água fria. É aplicada por operador treinado e tem duração de cinco minutos. Trata-se de um banho tomado individualmente, em pé, em uma sala especial para tal. Produz sensação de bem estar e tem ação estimulante no aparelho circulatório, estimulando também o apetite e combatendo a insônia.


A chocoterapia é um procedimento estético feito com chocolate, tendo por objetivo hidratar e regenerar a pele, com efeito anticelulite

Outros serviços prestados pelo balneário Oswaldo Cruz são: massagens, lamaterapia, chocoterapia, argiloterapia, massagem com pedras quentes (serviços terceirizados). A lama – encontrada no balneário Oswaldo Cruz – possui propriedades naturais com ação antirradicais livres, antiinflamatória, descongestionante e antipuriginosa, além de estimular a produção de células de defesa, modulando o sistema imunológico.



Lamaterapia é indicada para o tratamento de artrites, bursites, dores na coluna, eczemas, seborreia, psoríase, hidratantes, varizes, alergia. A aplicação não tem contraindicação, pois é totalmente natural


Argiloterapia é famosa pela ação terapêutica do retardo do envelhecimento, indicada para aliviar a tensão e fadiga muscular, insônia e má circulação, regenera os tecidos da pele


Massagem com Pedras Quentes melhora as funções orgânicas. O calor aplicado também vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termoterapia


A massagem possui benefícios para o corpo humano a nível do sistema nervoso, a nível dos órgãos internos e a nível subcutâneo


O parque do balneário oferece um local propício para você e sua família esquecer o relógio e o cotidiano do dia-a-dia

Autor: Fernando francisco Sucolotti | 20-09-2014
 
NOTÍCIAS
 


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br