Domingo, 23 de Abril de 2017
Página Inicial
Gabinete do Prefeito
Gabinete do Vice-Prefeito
Secretarias
Notícias
Publicações Legais
Contas Públicas
História do Município de Iraí
Balneário Osvaldo Cruz
Pontos Turísticos
Localização de Iraí
Galeria de Fotos
Telefones Úteis
Hospedagem
Gastronomia
Lei Orgânica do Município de Iraí/RS
Rota das Águas e Pedras
Rota das Gemas & Jóias
Contato
CMDCA





Rota das Gemas e Jóias

O Rio Grande do Sul é privilegiado pelas potencialidades turísticas naturais. A Rota das Gemas e Jóias busca ressaltar estas belezas, associando-as à iniciativa e à criatividade humana, colocando no mercado turístico um destino diferenciado, voltado ao segmento das pedras preciosas, associadas aos aspectos culturais e gastronômicos. Essa nova rota vem agregar e valorizar o que há de melhor em cada uma das cidades que fazem parte da mesma – Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Guaporé, Frederico Westphalen, Iraí e Ametista do Sul. Assim, o visitante seja ele em grupo ou individual, encontra em uma única rota oportunidade de acompanhar toda a cadeia de produção das pedras preciosas, desde a localização da mina – em Iraí, Ametista do Sul e Frederico Westphalen – passando pela extração das gemas, a lapidação até o produto final, artesanatos e jóias. E, se desejar, poderá, ainda, acompanhar um dia de trabalho de um garimpeiro.

Em Ametista do Sul se encontra a única Igreja tematizada com pedras ametista, sendo utilizadas 40 toneladas de pedras em suas paredes e peças decorativas, formando verdadeiros painéis de obra de arte e os geodos que servem de base ou peças decorativas. O atrativo “Ametista Parque Museu”, que compreende uma mina com mais de 200 metros de extensão, expõe mais de 1.500 exemplares de pedras preciosas da região, do Brasil e do Mundo e uma loja que comercializa produtos derivados de pedras. Ainda, o turista pode visitar a Pirâmide de Energização, o Shopping das pedras e as Vinícolas que envelhecem os vinhos dentro das galerias subterrâneas, junto aos cristais incrustados no basalto. No interior da mina também pode ser feita a degustação dos vinhos.

A única mina de calcita, a céu aberto do mundo, é encontrada em Frederico Westphalen, nas cores azul, amarela esverdeada, vermelha, cinza e a branca, a Igreja Catedral Diocesana Santo Antônio, uma das mais belas do Estado, com arquitetura neogótica, arcos ogivas e abóboda com nervuras, pinturas sacras, vitrais multicoloridos, dando uma visão exata de sua beleza, sede da Diocese dos Mártires do Rio Grande do Sul, os Beatos Manuel e Adílio. Destacam-se, ainda, o Monumento Cristo Rei e o Santuário de Schoenstat. Quanto a eventos, destacam-se os eventos socioeconômicos e culturais, com abrangência regional e interestadual, como Acampamento Farrapo na Praça da Matriz, Rodeio Crioulo Interestadual, Festa das Etnias, etc.

Em Iraí, o cristal das pedras e as propriedades medicinais das águas minerais e termais, premiadas com o 1º lugar no Brasil e como a 2ª no mundo (Sevilha, 1929/1930), junto com a beleza da natureza, projetam Iraí como a “Cidade Saúde”.

O principal cartão postal do município é o Balneário Osvaldo Cruz, construído sobre uma fenda rochosa, por onde jorra água mineral termal, alcalina, radioativa, cloro-sulfato e bicarbonatada, com temperatura de 36,5 C. Neste local pode-se curtir as piscinas, desfrutar o luxo de um banho de imersão em água mineral e ter a própria fonte da juventude à sua disposição.

Para quem deseja caminhar, pedalar, correr, cavalgar, nada melhor do que seguir nas trilhas do parque florestal que circundam o balneário.

Já, se a intenção é esquecer a rotina e misturar-se ao perfume das matas, às margens de rios de águas límpidas, Iraí tem uma área de camping na medida do seu sonho. Durante suas férias ou para um bom final de semana, este pequeno oásis de paz junto à natureza oferece uma eficiente e aconchegante rede hoteleira e um comércio variado para receber você e sua família e seus amigos. Isso tudo aliado à calma e à segurança de uma cidade de interior.

Iraí investiu para proporcionar ao seu visitante paz, alegria e muita diversão. Uma cidade turística que encanta turistas do Brasil e do exterior. Eventos acompanham a sua estrutura durante todo o ano. O rio Uruguai, com a Ponte de Integração RS/SC, faz uma das mais lindas paisagens da região.

O centro de comercialização das pedras acontece em Soledade, em suas indústrias e lojas, no ano todo ou durante a EXPOSOL – Feira Internacional de Pedras Preciosas.

O município de Guaporé reserva surpresa nas compras de Jóias e Lingeries – maior centro produtor de jóias folheadas e lingeries do Estado.

Lajeado, com o atrativo doctordayspa, oferece aos visitantes SPA das Pedras Preciosas, com banhos, óleos perfumados e massagens, que utilizam cristais de pedras preciosas para embelezar e revitalizar. Também, o visitante pode encontrar Gemas brutas e roladas, Parque Histórico e o Parque do Imigrante.

Em Estrela, o visitante encontra Objetos de Decoração, Brindes e Jóias. Como opcional, pode visitar a Rota Turística “Delícias da Colônia”.

Em Porto Alegre, capital do Estado, encontra-se o Museu de Ciências e tecnologia da PUCRS, Geologia e Mineralogia. Ainda, objetos de Decoração, Brindes e Jóias. Como opcional, passeio de Ônibus Linha Turismo.

Autor: Fernando F. Sucolotti
 
NOTÍCIAS
 


 
 



Rua Valzumiro Dutra, 161
Bairro Centro - Iraí
CEP 98460-000
Rio Grande do Sul - Brasil

Fones:
(55) 3745 1288
(55) 3745 2047 (Centro de Informações Turísticas)

E-mail:
contato@irai.rs.gov.br ou pmirai@speedrs.com.br